J--ana-Mudr--

Jñana Mudrá

July 16, 2015 , In: yoga , With: No Comments
1

As mudrás são gestos simbólicos e reflexológicos. A palavra mudrá quer dizer selo ou chave e a sua execução permite abrir a porta do inconsciente coletivo induzindo certos estados mentais e energéticos.
Esta mudrá é amplamente utilizada na prática de pránáyámas, exercícios respiratórios, e também de meditação. Os dedos indicador e polegar unem-se pelas pontas e os outros dedos permanecem juntos e estendidos. O círculo efetuado pelos indicador e polegar fecha um circuito eletromagnético no corpo subtil do praticante impedindo que a energia se disperse durante a prática de Yoga.
Esta mudrá estimula a respiração e a irrigação sanguínea no cérebro, aumenta as capacidades intelectuais e a memória e facilita a concentração no ajña chakra, o terceiro olho, o ponto entre as sobrancelhas.
É a minha mudrá de eleição para os pránáyámas. Não é a que mais uso para meditar, mas ao usá-la prefiro com as palmas voltadas para baixo e os dedos esticados de uma forma mais descontraída.

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Susana Barbas

Professora de Yoga,Terapeuta e Consultora Ayurvédica

Licenciada em Economia, resolveu trocar os números por um caminho mais holístico. Tudo começou com a prática regular de Yoga que a levou a fazer o curso de formação e aperfeiçoamento em Yoga Nataraja em 2012, sendo agora professora de Yoga. Em 2014 passou 4 meses na Índia onde se formou em Terapeuta Ayurvédica e Consultora de Ayurveda na Clínica Shivani. Em 2016 volta a Bali por 3 meses onde faz mais 500 horas de formação em yoga certificadas pela Yoga Alliance. Tem ainda formação em Reiki (nível I, II e III), Meditação das Rosas, Leitura da Aura e Leitura dos Registos Akáshicos.
ryt 500

Instagram