Nataraj--sana2

Natarájásana – a posição do dançarino

June 11, 2015 , In: yoga , With: No Comments
0

Natarája é a representação do deus Shiva como dançarino cósmico. Através da sua dança ele transforma, destruindo para construir de novo.
Assim, simbolicamente falando, esta posição de equilíbrio em pé com retroflexão, é uma posição de transformação.
É uma posição exigente pois trabalha equilíbrio, flexibilidade e força. Fortalece o pé e a perna de apoio, trabalha a extensão da coluna, a anca, os glúteos, abre o peito, alonga os ombros e o braços.
Sendo uma posição de equilíbrio permite trabalhá-lo desde os corpos mais densos (o equilíbrio físico) aos mais subtis (equilíbrio emocional e mental). É também altamente benéfica para promover a concentração.
Como retroflexão trabalha o chakra do coração, enche-nos de vitalidade e aumenta a auto estima. Fortalece o sistema digestivo e o respiratório e também o endócrino ao estimular as supra-renais.
Para mim, é notório como as minhas emoções e os meus pensamentos afetam o meu desempenho nas posições de equilíbrio. Num dia mais agitado é ver-me a baloiçar como uma árvore ao vento. Nestes dias tenho que aumentar o foco na respiração e me concentrar ainda mais.
Mas a minha maior dificuldade está em manter o quadril alinhado. A tendência é abrir o quadril à medida que se eleva a perna. Baixo então um pouco a perna, encaixo novamente o quadril, contraio a musculatura das pernas e das nádegas e subo novamente. E deixo-me estar ali, imóvel, focada em mim, no meu ser.

a ver
September 23, 2015

Papas de aveia

ayurveda
ler mais
May 1, 2015

Yoga

aulas de yoga
ler mais
May 1, 2015

Abhyanga

terapias
ler mais
Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Susana Barbas

Professora de Yoga,Terapeuta e Consultora Ayurvédica

Licenciada em Economia, resolveu trocar os números por um caminho mais holístico. Tudo começou com a prática regular de Yoga que a levou a fazer o curso de formação e aperfeiçoamento em Yoga Nataraja em 2012, sendo agora professora de Yoga. Em 2014 passou 4 meses na Índia onde se formou em Terapeuta Ayurvédica e Consultora de Ayurveda na Clínica Shivani. Em 2016 volta a Bali por 3 meses onde faz mais 500 horas de formação em yoga certificadas pela Yoga Alliance. Tem ainda formação em Reiki (nível I, II e III), Meditação das Rosas, Leitura da Aura e Leitura dos Registos Akáshicos.
ryt 500

Instagram