Nataraj--sana2

Natarájásana – a posição do dançarino

June 11, 2015 , In: yoga , With: No Comments
0

Natarája é a representação do deus Shiva como dançarino cósmico. Através da sua dança ele transforma, destruindo para construir de novo.
Assim, simbolicamente falando, esta posição de equilíbrio em pé com retroflexão, é uma posição de transformação.
É uma posição exigente pois trabalha equilíbrio, flexibilidade e força. Fortalece o pé e a perna de apoio, trabalha a extensão da coluna, a anca, os glúteos, abre o peito, alonga os ombros e o braços.
Sendo uma posição de equilíbrio permite trabalhá-lo desde os corpos mais densos (o equilíbrio físico) aos mais subtis (equilíbrio emocional e mental). É também altamente benéfica para promover a concentração.
Como retroflexão trabalha o chakra do coração, enche-nos de vitalidade e aumenta a auto estima. Fortalece o sistema digestivo e o respiratório e também o endócrino ao estimular as supra-renais.
Para mim, é notório como as minhas emoções e os meus pensamentos afetam o meu desempenho nas posições de equilíbrio. Num dia mais agitado é ver-me a baloiçar como uma árvore ao vento. Nestes dias tenho que aumentar o foco na respiração e me concentrar ainda mais.
Mas a minha maior dificuldade está em manter o quadril alinhado. A tendência é abrir o quadril à medida que se eleva a perna. Baixo então um pouco a perna, encaixo novamente o quadril, contraio a musculatura das pernas e das nádegas e subo novamente. E deixo-me estar ali, imóvel, focada em mim, no meu ser.

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Susana Barbas

Professora de Yoga,Terapeuta e Consultora Ayurvédica

Licenciada em Economia, resolveu trocar os números por um caminho mais holístico. Tudo começou com a prática regular de Yoga que a levou a fazer o curso de formação e aperfeiçoamento em Yoga Nataraja em 2012, sendo agora professora de Yoga. Em 2014 passou 4 meses na Índia onde se formou em Terapeuta Ayurvédica e Consultora de Ayurveda na Clínica Shivani. Em 2016 volta a Bali por 3 meses onde faz mais 500 horas de formação em yoga certificadas pela Yoga Alliance. Tem ainda formação em Reiki (nível I, II e III), Meditação das Rosas, Leitura da Aura e Leitura dos Registos Akáshicos.
ryt 500

Instagram